1º FESTIVAL DE TEATRO ONLINE DE ARARUAMA
O primeiro FESTAR ONLINE é a versão híbrida do FESTAR - FESTIVAL DE TEATRO DE ARARUAMA - que teve sua primeira edição em 2019, com enorme sucesso.
PROPONENTE: POLIANA PINHEIRO
REALIZAÇÃO: GENE INSANNO COMPANHIA DE TEATRO
PRODUTORES EXECUTIVOS: LEONARDO GALL, DEBORA BRASIL & ANILIA FRANCISCA
CURADORES DA PRIMEIRA FASE: POLIANA PINHEIRO, MATHEUS DIAS, DAYARA SANTOS & NATALIA BRANCO
COORDENAÇÃO TÉCNICA: ALEXANDRE CORECHA
RECEPTIVO E CONTATO COM GRUPOS CONVIDADOS: ANILIA FRANCISCA E LEONARDO GALL
APOIO LOGISTICO E COLABORADORES: MATHEUS DIAS, CRIS SIMÕES, DAYARA SANTOS, MATHEUS GOMES, JEAN LUCAS, EDILTON SANTOS, AGATHA RILARY, NINO SIMÕES & NATALIA BRANCO
AÇÕES DO FESTAR
MESA VIRTUAL
Confira aqui a mesa FESTAR ONLINE 2021 com membros do CBTIJ
Linguagens Lúdicas para crianças digitais: Desafios do teatro para infância e juventude na comunicação remota
🗓 20 de abril
Palestrantes: Bruno Bacelar e Cleiton Echeveste
MEDIAÇÃO: ANILIA FRANCISCA
RESULTADO
Chega ao fim o 1º FESTAR online!!!
Os 2 mais votados de cada categoria estão classificados para o 2º FESTAR presencial, que está previsto para novembro.
Veja os resultados abaixo!
ADULTO
O Despertar
Árvores de Perolas
rua
Pelas ordens do Rei que pede Socorro
Biruta, nua e crua
monólogo
Borboletas improváveis
Dois nós na noite
alternativo
Navio negreiro
Caravela da Ilusão
infantil
Dois Pais - Teatro e Libras
Um minuto antes do nascer do sol
Fique atento a divulgação das datas oficiais do 2° FESTAR, que será realizado em Araruama!!
Assista a todos os selecionados do festar online quando quiser!
Aproveite para compartilhar com os amigos.
ADULTO
A MÃO NA FACE
Luar Produções
Uma obra que retrata o inventário que podemos fazer de nossas vidas, de nossas quase-vidas, do que queríamos e do que deixamos de querer. Um espetáculo lúdico e realista que coloca defronte ao público personagens completamente inteiros. Questionam sobre dignidade, lembranças, deslumbres.
Classificação 12 anos
ÁRVORES DE PEROLAS
Grupo Alldeias
Eis que aqui surge a questão: louco ou são? Enxergar o mundo da maneira que ele é, e não da maneira que deveria ser? Excesso de sanidade em um sociedade doente, me soa mais como debilidade. Dentro dessa proposta, surge Árvores de Pérolas, explorando a solidão do ser, a identidade perdida, seus traumas e a incansável busca de pertencer à algum lugar.
Classificação 12 anos
CASA VAZIA
Grupo de Teatro Maturidade em Cena
Clarice coloca em prática um plano para resgatar o amor de seus irmãos e de sua prima Mas o que era para ser um reencontro agradável, se transforma em momentos de mágoas e cobranças. Os irmãos e a prima se tornam algozes das emoções que viveram no passado. Em questão de horas, minutos ou segundos...a casa já está vazia.
Classificação 14 anos
UNIVERSO ÍNTIMO
Cia Ar Cênico
Leila mora com Bruno, mas ama Saullo que é casado com Júlio que se interessa em Bruno que mora com Leila que o trai com Saullo que ama Júlio. Conflitos inevitáveis, discussões cheias de rancor, corações doloridos e pernas bambas e abertas. Universo íntimo explora aquele momento em que o amor acaba e a loucura começa.
Classificação 12 anos
O DESPERTAR
Grupo Teatral Porão
No turvo cenário da Alemanha de 1891, o encontro da jovem Wendla com o rebelde estudante Melchior provoca uma explosão de desejos sobre a descoberta do sexo e do amor. Suas histórias se cruzam com a de seus amigos que enfrentam desde amores não correspondidos á abusos sexuais, enquanto lutam pela liberdade de expressão num mundo tomado pelo conservadorismo. Seriam estes jovens da Alemanha do século XIX ou do Brasil atual?
Classificação 16 anos
infantil
UM MINUTO ANTES DO NASCER DO SOL
Cia Janela do meu quarto
Um menino pressionado pelas constantes perguntas sobre sonhos e futuro encontra em um livro uma cidade em que todos os sonhos se materializam, com a possibilidade de encontrar seus sonhos e suas respostas o menino parte para uma jornada em direção à misteriosa cidade.
Classificação Livre
O QUINTAL DE BERTA
Grupo de Teatro Maturidade em Cena
A peça Infantojuvenil “ O Quintal da Berta”, é um meta-teatro que conta a história de uma criança amante da natureza. A menina Berta, que mora com sua avó numa casa grande com um quintal florido, cheio de vida, ela ama plantar! Quando se muda para uma nova casa, a menina encontra um quintal vazio, e é aí que ela arma um grande plano: fazer uma horta e um pomar. Para isso ela precisará da ajuda dos animais que vão aparecendo no novo quintal.
Classificação Livre
TEMPO DE PASSAR PASSARINHO
Rabugentos Cia Teatral
Tempo de Passar Passarinho propõe uma aproximação entre o universo poético-pantaneiro de Manoel de Barros e o nosso cotidiano caipira-paulista, cuja simplicidade, honestidade e integração com a arte e a natureza, nos identificam. Duas crianças, um menino e uma menina, se encontram no quintal de Manoel de Barros; Entre o mundo imaginatório do poeta e o mundo cotidiano, entre brincadeiras e faz-de-contas, as crianças nos mostram que a poesia e a urgência do dia-a-dia podem conviver harmoniosamente.
O CIRCO IMAGINÁRIO
Cia Fantasia de Artes Cênicas
O clown é desmitificado em um número de mímica e música erudita, o ator usa a voz, o corpo e os sentidos da plateia para se expressar. Este espetáculo resgata de forma lúdica o universo circense criando personagens novos, como “O homem da corda bamba”, “O Incrível homem que vira peixe”, “O mágico trapalhão”, e “O Fantástico Homem que Cospe Água”. Venha fazer parte da nossa brincadeira. O palhaço Musicalim, desafia você a segurar o riso após entrar no maravilhoso mundo do Circo Imaginário.
DOIS PAIS - TEATRO E LIBRAS
Coletivo Macacos Alados
Dois Pais é um espetáculo infanto-juvenil interpretado simultaneamente em Português e Libras. Dirigido por Manu Hashimoto e com dramaturgia e performance de Tauã Delmiro, a história conta o encontro do casal Márcio e Lucas com seu filho. Narrado pela perspectiva da criança, a peça tem como ponto de partida os desafios de comunicação do filho com o seu pai surdo.
Classificação Livre
alternativo
CARAVELA DA ILUSÃO
Espaço Núcleo
Uma família se vê perdida em uma ilha após um terrível naufrágio, vivendo em um ciclo repetidamente, quando um dia suas vidas tomam um novo rumo com a chegada de um misterioso anjo. Recheado de comédia e cantigas populares, o espetáculo “Caravela da Ilusão” conta a saga de uma família em sua passagem para um outro mar.
Classificação Livre
UM BARCO NA LAMA
Coletivo Narciso
A partir dos relatos das enchentes que assolaram o estado de São Paulo em março de 2016 o espetáculo aborda a fatídica noite em que o Seu Bolívia quase foi levado e o papagaio morreu na gaiola. O grupo busca mostrar a visita da água com convite antecipado em uma tragédia já anunciada, dentro desses fragmentos iremos desconstruir uma cidade para reconstruí-la, não se apeguem a nada que a água pode modificar.
Classificação Livre
NAVIO NEGREIRO
Cia de 2
Baseado na poesia de Castro Alves, relata a situação sofrida pelos africanos vítimas do tráfico de escravos nas viagens de navio da África para o Brasil. Homens, mulheres e crianças eram transportados amontoados em compartimentos minúsculos dos navios, escuros e sem nenhum cuidado com a higiene. Conviviam no mesmo local, a fome, a sede, as doenças, a sujeira, os agonizantes e os mortos.
Classificação Livre
BABEL
BAK Artes Performativas
Dentro da história bíblica, no capítulo onze do Gênesis, a humanidade era uniforme, falando um único idioma, constroem uma torre alta suficiente para alcançar o céu, vendo isso Deus mistura as suas vozes para que eles não possam entender uns aos outros e os dispersa por todo mundo. Por meio da metáfora bíblica nosso espetáculo faz uma analogia sobre uma sociedade que está confrontada com a incomunicabilidade e a ausência de certezas em um mundo líquido, como Zygmunt Bauman conceitualizou.
Classificação Livre
ENTRE NÓS
Teatro de Rosas
Entre Nós aborda um misterioso confinamento feminino que aos poucos vai revelando marcas psicológicas profundas geradas por um sistema de medos e culpas que sobrecarrega o gênero feminino há muitas gerações
Classificação 14 anos
Classificação 14 anos
monólogo
DOIS NÓS NA NOITE
Santa Corja
O espetáculo propõe um passeio pelo universo das relações raciais brasileiras. A preocupação da mulher em face da traição, o medo da morte iminente, a opressão estética sofrida por mulheres negras em uma sociedade que incentiva o padrão de beleza eurocêntrico e os processos de consciência racial gerando uma necessidade de compor contra-narrativas da história do negro no Brasil e desconstruir estereótipos presentes em montagens teatrais.
BORBOLETAS IMPROVÁVEIS
Cia de Teatro Sucudumbu
Entre borboletas improváveis e as notas indecifráveis de um piano, uma mulher se equilibra sobre a tênue linha que separa a realidade do delírio. Todos sabemos que o amor é uma poderosa força, mas a dor da perda também é avassaladora, fundindo sanidade e loucura, criando um universo particular, onde borboletas coloridas habitam e uma única borboleta amarela, pequena e fugaz, ainda que perdida, voa.
Classificação Livre
O INFERNO É UM ESPELHO DA BORDA LARANJA
Wander B.
Em diálogo com a madrugada que habita tudo que existe (a madrugada insone dos nossos tempos!), Wander B. se lança em direção ao inferno — e o inferno (por incrível que pareça!) não são os outros, mas um velho espelho da borda laranja.
Classificação Livre
O PERICO
Cia Perico
Em uma incrível saga, Perico irá demonstrar as mais incríveis e surreais técnicas bombeirísticas, desde à extinção de incêndio, remendos de machucados, manobras de ressuscitação, até as mais altas técnicas de pajelança e salvamento de animais. Mas, para isso, talvez, ele precisará de um grande ajudante. Para tanto, Perico apresentará todo a maestria necessária para ser um grande palhaço bombeiro... Ou seria um bombeiro palhaço?
Classificação Livre
A CULPA
Grupo Anônimos de Teatro
A Culpa é um mergulho na alma do homem moderno. Um mergulho sem volta. No texto Carta ao Pai, do escritor tcheco Franz Kafka (1883-1924), não há personagens ficcionais. O autor expõe suas intempéries, gostos e desgostos, admoestações, sentimentos e emoções para com seu pai, um homem de postura rígida e marcante. Quem manda e quem obedece? Até onde vão as relações de hierarquia e subordinação que enfrentamos todos os dias, inclusive dentro de casa?
Classificação 12 anos
rua
O HOMEM FOCA
Guga Morales Showman
Com mais de 15 anos de experiência, Guga Morales se especializou em malabarismo, equilibrismo e teatro de rua. Bufão, provocador e irreverente, já apresentou em mais de 17 países, definindo um show único e de linguagem universal.
Classificação Livre
BUMBA MEU MITO
Destroiados
BUMBA MEU MITO é um espetáculo teatral que se baseia na história da encenação do Bumba meu boi em que a personagem Catirina, grávida de seu marido Chico, obriga o esposo a roubar a língua do boi de estimação do Coronel para comê-la. Num diálogo com a antiguidade grega clássica, o texto inicia-se no mito que habita o labirinto de Creta e vem atravessando o tempo até que a história alcance a transformação do Minotauro no tradicional Boi, do Boi bumba brasileiro
Classificação Livre
BIRUTA, NUA E CRUA
Calini Detoni
Sua banda, Abandonada. Sua vaidade desconstruída. Biruta é uma palhaça que não quer tocar apenas os olhos, mas o coração. É possível! Se rega do riso e das eternas possibilidades que vem com cada momento, transmutando o medo em coragem e a fragilidade em potência. Com um repertório circense e musical tem o intuito de expandir e encarar os desafios do mundo através um viés feminino.
Classificação Livre
PAIXONICES DE UM GALALAU
Palhaço Galalau
O Palhaço Galalau, um galanteador desajeitado, viaja entre estouros e paixões, se esbalda em suas ilusões e alusões amorosas. Através de seus cambalachos e traquinagens busca se divertir e divertir quem o vê, proporcionando a partilha do riso por meio do encontro.
Classificação Livre
PELAS ORDENS DO REI QUE PEDE SOCORRO
Buraco d`Oráculo
Pelas Ordens do Rei Que Pede Socorro é uma intervenção teatral que utiliza a poesia como forma dramatúrgica. Baseando nos princípios da “cenopoesia”, em que imagens, gestos, canções e palavras se misturam para completar um todo, o Buraco d`Oráculo leva a cena um recorte de poemas por meio de cenas fragmentadas que transitam entre o cômico e o dramático com leveza poética e também de forma contundente tocando em temas do nosso cotidiano.