desde 1996...
O grupo destaca-se por seus trabalhos arrojados e cheios de atitude. Seus integrantes desejam ousar ainda mais nos projetos que estão propondo. A maioria dos seus componentes tem formação acadêmica na área de Artes e também passeiam com seus trabalhos por outras Cias do RJ, esbanjando talento e criatividade.
Após diversas participações e prêmios em festivais e mostras teatrais, o Gene Insanno, consagra-se como um grupo AUTORAL: sempre criando seus textos, músicas, cenários, figurinos, trilhas e propostas - e continuam a pesquisar em linhas teatrais bem distintas, buscado através da coesão de seus trabalhos um resultado único, que os permeia desde o início: o prazer e a satisfação de quem os assiste.
QUEM SOMOS?
a pesquisa
O QUE NOS
MOVE?
Gene Insanno Companhia de Teatro surgiu em 1996, no município de Araruama (RJ) de jovens que gostavam e queriam desenvolver a arte teatral. Em 2009, criam na capital a G.I. PRODUÇÕES CULTURAIS sediada na Lapa. Nesse espaço agregam outros artistas, de vários segmentos, como música, cinema e artes visuais. A partir daí vinculam seu nome várias produções alternativas e independentes da cena carioca. O grupo desenvolve-se e se destaca em vários festivais e mostras de artes cênicas por seus trabalhos arrojados e cheios de atitude. A pesquisa do grupo inspirada na cena pós-dramática se firma em três pilares fundamentais: o EMPODEIRAMENTO do ator- criador no processo de direção e elaboração cênica; a INVESTIGAÇÃO da tênue linha entre o TEATRAL e o REAL através de artifícios como a dramaturgia aberta e a improvisação e o MULTIFOCO da cena no teatro contemporâneo. Após quase 20 anos juntos, seus integrantes tem formação acadêmica na área de Artes e Humanas, tocam o PONTO DE CULTURA de Araruama com oficinas, eventos e espetáculos além de intercambiarem seus trabalhos em outras companhias do Rio de Janeiro, esbanjando talento e criatividade. Possuem participações e prêmios em diversos festivais e mostras teatrais no Brasil e no mundo (Itália e México), e orgulham-se por consagrar-se como um grupo popular e AUTORAL: criando seus textos, músicas, cenários, figurinos, trilhas e propostas, buscado um intercâmbio cultural por todos os lugares que passam.
As inúmeras viagens e experimentações nas mais diferentes linguagens, tornou-os "aventureiros", "vanguardistas", em busca de um teatro que realmente comunique e que ultrapasse os limites do mero entretenimento. Claro que essa tarefa árdua não é fácil: por isso o Gene Insanno gera polêmica por onde passa - amado, odiado, contestado, inusitado, reflexivo, didático, chocante, intrigante, indigesto - são apenas alguns dos adjetivos dados aos seus espetáculos. O mais interessante deles "PROVOCADOR", é aquele que talvez mais o defina. Sem compromisso com gêneros, estilos ou técnicas, a cia compreende que nasceu 'insanna' e com essa missão: provocar o espectador para que ele sinta, perceba-se humano, perceba-se catalisador, perceba-se pensante e consequentemente, também saia do teatro "provocando".